Uma breve análise demográfica, fundamentada nas informações disponibilizadas pelo INE, revela que a Freguesia de Espírito Santo conheceu, no decorrer da década de 80, um decréscimo demográfico significativo. De facto, enquanto que, em 1981, o universo populacional da freguesia foi calculado em 731 habitantes, em 1991, a população local totalizava apenas 542 moradores. Atualmente, o número de habitantes será sensivelmente o mesmo.
Em 1991, apenas 67 indivíduos compunham a camada etária dos 0 aos 14 anos, somente 62 pertenciam à faixa dos 15 aos 24 anos, 212 habitantes tinham idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos e, por fim, 201 perfaziam o grupo etário com 65 ou mais anos.
Sector Primário ①
Em relação a dados de 1991, o sector primário absorvia cerca de 50 habitantes. Na verdade, do total das explorações agrícolas existentes, as quais foram, em 1989, contabilizadas em 135, apenas 20% consistem em pequenas propriedades caracterizadas por uma lógica de autoconsumo. As restantes são, por sua vez, médias propriedades com rentabilidade. De realçar as iniciativas por parte de jovens agricultores, os quais têm investido sobretudo nas áreas tradicionais e na criação de gado, mais precisamente de ovelhas e cabras.
Sector Secundário ②
O sector secundário possui um peso económico reduzido. A indústria de panificação em tempos foi a principal atividade industrial geradora de emprego na localidade.
O desenvolvimento deste sector de atividade encontra-se dificultado pela ausência de investimento industrial registado nos últimos anos.
Sector Terciário ③
No que se refere ao sector terciário, a Freguesia de Espírito Santo encontra-se totalmente desprovida de serviços públicos e privados, cuja maioria se concentra em Mértola. Desta forma, a presença deste sector resume-se à oferta de comércio alimentar a retalho.
As necessidades de deslocação da população da freguesia são satisfeitas mediante a utilização de uma rede de acessibilidades pouco diversificada e meios de transporte. Este inclui uma EN e carreiras de transportes públicos diárias e regulares.
A desertificação humana, juntamente com o envelhecimento populacional, justificaram o encerramento das escolas da Freguesia.
No que diz respeito à área da saúde, os habitantes da freguesia não usufruem de nenhuma estrutura de prestação de cuidados médicos.
Inexistentes são também as estruturas relativas ao equipamento coletivo, tanto ao nível desportivo, como também ao nível cultural e recreativo. Existem na Freguesia associações locais: Sociedade Recreativa e Cultural de Mesquita, Alcaria de Javazes, Roncão do Meio e Espírito Santo.